CACTACEAE

Pereskia aculeata Mill.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Pereskia aculeata (CACTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

3.245.241,801 Km2

AOO:

824,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Maranhão (Zappi et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Pereskia aculeata</i> é uma espécie de ampla distribuição e abundante ocorrendo em 12 Estados brasileiros em diversos tipos de ambientes, possui uma EOO de 2.720.883,83 km². Possui como ameaças a degradação de seu habitat por desmatamento e expansão urbana. Apesar disto, sua abundância e ampla distribuição a categoriza como "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

A espécie apresenta variação na forma e tamanho das folhas e na morfologia da inflorescência (Taylor; Zappi, 2004).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes:

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Florestas úmidas e subúmidas em geral, diversas fisionomias da Mata Atlântica, incluindo restinga, mata de brejo e agreste, raramente em carrasco e Caatinga (Taylor; Zappi, 2004).
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.8 Subtropical/Tropical Swamp, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2 Savanna, 3.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes:

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) national medium
Nas restingas da região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, a espécie sofre com o impacto do desmatamento e da expansão urbana (Freitas, 1990).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.2 Implementation on going
A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a ListaOficial da Flora Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002), e "Menos preocupante" (LC), de acordo com a Lista Vermelha Oficialdo Brasil (MMA, 2008).